Projeto-piloto desenvolvido no Recife para tratamento de água poluída será apresentado em encontro nesta quarta-feira

O presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Marcos Baptista, apresenta nesta quarta-feira, 27, o projeto-piloto inovador para o tratamento da água poluída na capital pernambucana, os Jardins Filtrantes. A iniciativa será explanada a partir do tema “Projetos executivos de Soluções baseadas na natureza (SBNs)” durante o evento Circuito Urbano, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) uma das agências do sistema das Nações Unidas. O debate será transmitido ao vivo, pelo Youtube, a partir das 14h.

A iniciativa dos Jardins Filtrantes faz parte de um dos 17 caminhos estratégicos do planejamento de longo prazo da capital pernambucana, o Plano Recife 500 Anos, que é executada pela ARIES através do projeto CITinova, que será apresentada como um projeto executivo de soluções baseadas na natureza (SBNs). Os Jardins Filtrantes, tecnologia já utilizada no Rio Sena, em Paris, é, de acordo com Baptista, “uma solução baseada na natureza (SBN) que possui princípios como poder ser medida, verificada e replicada, além de fornecer benefícios da biodiversidade”.

Projetados para ocupar aproximadamente 7 mil m², os Jardins serão responsáveis pelo tratamento de cerca de 10% da vazão da água poluída que desaguará no Rio Capibaribe. Eles serão instalados na foz do Riacho do Cavouco, localizada no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga.

Também participam do encontro, discutindo temáticas ligadas ao Carbono Zero, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o secretário de Meio Ambiente do Recife Carlos Ribeiro; e a coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência e coordenadora do Escritório de Pernambuco da ICLEI Brasil, Leta Vieira. O evento será mediado pelo gerente de mudanças climáticas da Secretaria do Meio Ambiente do Recife, Marcos Araújo

O evento – Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores durante o mês de outubro. O Circuito Urbano 2021 tem como tema “Cidades na Linha de Frente da Ação Climática” e os eventos serão organizados em torno de quatro linhas temáticas: Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; Cidades Inclusivas e Justas; Cidades Saudáveis; e Cidades Resilientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *