O Programa Moto Amiga voltou a sua programação de Cursos de Pilotagem Defensiva, realizados em parceria com o Detran-PE, agora com as aulas teóricas sendo realizadas de forma on-line evitando aglomeração. A iniciativa tem como objetivo educar e ensinar técnicas de prevenção para evitar acidentes com motos, que todos os dias causam vítimas no trânsito. O próximo Curso de Pilotagem Defensiva será realizado no dia 16 de fevereiro, na concessionária Honda Motoparts e as inscrições já estão encerradas. A opção agora é se inscrever para o curso que será ministrado no dia 30 de março. As inscrições podem ser feitas no site do Detran (Curso de pilotagem defensiva – Recife (detran.pe.gov.br).
Entre os temas que são abordados nesses cursos estão: definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de equipamentos de proteção e manutenção correta das motocicletas.
Sem fins lucrativos, o Programa Moto Amiga atua nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas com objetivo de conscientizar, através da educação, os usuários a respeitar as leis de trânsito, fazer uso correto dos equipamentos de proteção, e a pilotar de forma defensiva. Uma das ações do programa, desenvolvido pelas concessionárias Honda, é a realização, em parceria com o Detran, de cursos de Pilotagem Defensiva. O público-alvo são profissionais autônomos e empresas.
“O propósito é conscientizar os usuários com trabalhos de educação no trânsito e dicas de segurança e pilotagem defensiva, para tentar tornar o trânsito mais seguro”, diz Leonardo Maranhão, presidente do NOA Nordeste II – Núcleo Operacional Assohonda II, que compreende os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.