A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, vem a público informar sobre o adiamento do retorno às aulas da Rede Municipal de Ensino. A decisão foi tomada após uma série de análises, a exemplo de uma reunião com a participação de prefeitos e secretários de Educação do Agreste Meridional, realizada na segunda-feira, 31 de janeiro.
No Calendário do Ano Letivo, as aulas estavam previstas para começar no dia 07 de fevereiro, mas diante do aumento de casos positivos de Covid-19 e Influenza H3N2, a gestão municipal resolveu adiar o início das aulas para o dia 07 de março. Também foi transferida a data do evento de Abertura do Ano Letivo, que aconteceria nesta quarta-feira, 02 de fevereiro. A Secretaria de Educação reforça que no mês de fevereiro também não serão realizadas aulas remotas.
“Entendemos que essa é a melhor escolha a ser tomada neste momento. Desde quando iniciamos a gestão estamos fazendo essa avaliação de forma contínua e fomos surpreendidos com aumento de casos. Não achamos prudente retornar as aulas agora, estamos prezando pela segurança dos estudantes e profissionais da Rede Municipal”, afirmou o Prefeito Sivaldo Albino.
Com relação aos dias letivos referentes a fevereiro, a Secretaria de Educação está planejando a compensação das aulas.
“Prevemos que os 17 dias sejam compensados de forma híbrida, através da plataforma ou de atividades impressas. Também estamos readequando as formações de professores e outras ações. Estamos trabalhando para que os estudantes e profissionais não tenham prejuízos. Os 200 dias letivos estão assegurados”, disse Wilza Vitorino, Secretária de Educação de Garanhuns.
Outra reunião será realizada dentro de 15 dias para acompanhar a situação do município e de toda região. As escolas estarão funcionando com o setor administrativo e equipes gestoras abrindo das 8h às 17h para atender aos pais e responsáveis pelos estudantes.