Vereador Luizinho Roldão, líder do Governo Municipal na Câmara, fez um pronunciamento, através de vídeo, defendendo que o momento é mais de se preocupar com as pessoas e menos com a política e interesses partidários, em função da pandemia do coronavírus, que tem trazido tanta dor a dezenas de famílias na cidade.
Segue um texto correspondente à fala do vereador garanhuense:
Amigos e amigas de Garanhuns,
Nossa cidade vive um momento delicado, por conta da pandemia e precisamos nos preocupar mais com as pessoas e menos com a política e os interesses partidários, muitas vezes atrelados a projetos personalistas.
Pessoas que fizeram parte do governo passado, integraram comissões relacionadas à luta contra o vírus e recentemente descobrimos não sabiam sequer o horário de funcionamento da Casa Covid, que é o mesmo estabelecido pela gestão anterior.
Não nos interessa aqui ficar no embate entre o passado e o presente, até porque o prefeito de Garanhuns que encerrou seu mandato em 2020 administrou o município durante oito anos e o atual ainda está no quinto mês de trabalho.
Algumas coisas precisam ser corrigidas, neste primeiro semestre algumas ações importantes já foram realizadas e certamente muito ainda há de se fazer.
No setor de obras públicas a nova gestão vem inovando com a Operação Carga Total, que está melhorando as condições de vida de quem mora nos bairros e neste momento cuida de reconstruir o que foi destroçado pelas chuvas de abril na zona urbana e parte da zona rural.
O prefeito Sivaldo Albino tem o plano ambicioso de tornar a educação pública de Garanhuns a melhor de Pernambuco e os primeiros passos já foram dados, com criação de duas novas escolas, que estão atendendo mais de 500 alunos, distribuição de kits escolares e kits merenda, oferta de cursos de qualificação dos professores e valorização dos docentes, com a devolução do que lhes tinha sido retirado por quem não tinha os mesmo compromissos nessa área vital para o desenvolvimento da cidade e todo o município.
A saúde, setor fundamental da administração pública, por lidar com a vida das pessoas, já funciona melhor que antes e irá melhorar mais ainda.
O investimento está sendo feito, as unidades de saúde estão sendo abastecidas, foram contratados médicos para todos os PSF, assim como dentistas e outros profissionais.
Hoje a pandemia é o maior problema. Um mal que infelizmente atinge todas as cidades, no Brasil e no mundo.
Ainda como deputado Sivaldo Albino conseguiu leitos e equipamentos para o enfrentamento da Covid e na prefeitura fez muito mais.
Vieram as UTIs para a unidade municipal que trata da doença e a quantidade geral de leitos na cidade foi mais que triplicada. Atualmente são mais de 50 nos hospitais públicos e particulares conveniados.
Atendendo proposta nossa, feita em abril, o prefeito Sivaldo Albino deve ampliar o horário de funcionamento da Casa Covid, que desde a administração anterior funciona das 12 às 20 horas.
Nossa proposta é que comece a atender às oito da manhã e prossiga até oito da noite.
O Governo de Garanhuns está entre os mais eficientes na vacinação em Pernambuco.
Já são perto de 40 mil pessoas no município imunizadas com a primeira e segunda dose da vacina.
Foram atendidas todos que trabalham na saúde, pessoas a partir de 60 anos, os que têm comorbidade e outras que se enquadram no perfil traçado pelo Ministério ou Secretaria de Saúde do Estado.
As prioridades do prefeito, isso já ficou claro, são terminar as obras inacabadas, melhorar a educação, vencer o coronavírus e oferecer ao garanhuenses uma saúde digna, com profissionais comprometidos que atendem da mesma maneira o morador do centro, das Cohabs, do Indiano, da Brasília, do Magano, de Manoel Chéu, de qualquer bairro, sítio ou distrito.
Um dos projetos do gestor é construir futuramente um Centro Administrativo em nossa cidade.
Algumas pessoas criticam essa ideia por achar que essa não é a prioridade neste momento.
Mas é preciso que fique claro que essa obra será realizada no momento oportuno, quando estivermos livres da pandemia.
E o recurso utilizado será do FEM, que não pode ser destinado a outros setores, como educação e saúde, que já têm suas próprias verbas, carimbadas.
Hoje algumas secretarias municipais funcionam em prédios alugados, gerando despesas para a prefeitura.
Com o Centro Administrativo se dará melhor condição de trabalho aos servidores, se oferecerá melhor atendimento ao público e o município ainda irá economizar, a médio e longo prazo.
Nada se faz da noite para o dia. Tudo é um processo de construção. Em Garanhuns, a mudança está em curso, com responsabilidade e planejamento seguiremos em frente, trabalhando para melhorar e desenvolver mais nossa querida cidade.
Forte abraço a todos.
Roberto Almeida