Mais uma iniciativa para ampliar os serviços de esgotamento sanitário em Recife teve início esta semana, pela Compesa, em parceria com a BRK Ambiental. Desta vez, a obra de esgoto será realizada em Boa Viagem, com um investimento da ordem de R$ 5 milhões para beneficiar 40 mil pessoas residentes do bairro. Na última segunda (05) foi iniciada a implantação de 700 metros de rede coletora de esgoto, de um total de três quilômetros, partindo da Avenida Dom João VI, ação que prosseguirá até janeiro de 2022, sendo executada por etapas. Para viabilizar as primeiras intervenções, cerca de 800 metros da Avenida Dom João VI está interditada e com a devida sinalização, permanecendo até 18 de agosto.
Paralela à obra de implantação da rede coletora de esgoto, a Compesa também está atuando na obra para a construção de uma estação elevatória de esgoto, equipamento responsável pelo bombeamento dos efluentes, cujas intervenções estão sendo realizadas na Rua Padre Carapuceiro, esquina com a Avenida Dom João VI. Essa parte da obra não causará qualquer impacto no trânsito durante a sua execução, devendo ser finalizada, também, em janeiro do próximo ano. “Demos início, em Boa Viagem, a uma nova ação do Programa Cidade Saneada. Nosso trabalho de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário continua avançando, na busca da universalização dos serviços de esgoto nos 15 municípios integrantes do projeto”, explica o diretor de Negócios e Eficiência da Compesa, Flávio Coutinho.
A implantação das tubulações de esgoto em Boa Viagem será feita de forma paulatina, a fim de causar o menor impacto possível aos motoristas, residentes e transeuntes. Conforme planejamento, os trabalhos serão realizados de segunda à sexta, das 07h às 17h. Entretanto, a Compesa revela que, caso haja necessidade de ultrapassar esses horários, a população do entorno será avisada por equipes sociais especializadas, que acompanharão de perto a obra e prestarão os esclarecimentos necessários.
“Pedimos a compreensão dos moradores e motoristas para a realização da obra e por eventuais transtornos ocasionados pelas intervenções. Lembramos sempre que um sistema de esgoto é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida”, reforça Flávio Coutinho. O assentamento das tubulações de esgoto começa na Avenida Dom João VI, seguindo pelas ruas Professor Arnaldo Carneiro Leão, Antônio Falcão e Pedro Paes Mendonça; anel viário do Shopping Center Recife e Avenida Fernando Simões Barbosa até chegar nas Ruas Antônio Lumack do Monte e Padre Carapuceiro, fechando assim, o ciclo implantação da rede coletora de esgoto dessa parte do empreendimento.
INVESTIMENTOS PROGRAMA CIDADE SANEADA PARA 2021
Apenas para 2021 estão previstos mais de R$ 300 milhões de investimentos do Programa Cidade Saneada, com obras em andamento nos municípios de Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Recife. “Estamos focados com o nosso objetivo de levar saneamento a todas as cidades da RMR e Goiana. Sabemos da importância transformadora que é o acesso ao esgotamento sanitário e estamos avançando ainda mais com essa nova obra de ampliação”, comenta a diretora da BRK Ambiental em Pernambuco, Ana Carolina Farias.